sexta-feira, 6 de maio de 2011

postheadericon Encontro 4: 11 de maio






Sobre os hipertextos

Lembro a todos a prática que é válida para leituras de textos teóricos, a pesquisa de vídeos, e a análise de espetáculos:

Verificar a possibilidade de destacar material (trechos das estudos, citações dos artistas, fotos, trechos em vídeo) que poderia ilustrar o princípio metodológico/ procedimento de escritura cênica que voces pretendem enfocar na criação de seu hipertexto didático, a ser postado neste blog como trabalho final da disciplina.

Os hipertextos dizem respeito a seleção de um dos conteúdos estabelecidos no programa da nossa disciplina, incluindo o estudo sobre Robert Wilson, assim como os exercícios/processos de criação vivenciados.


Preparação para a aula:

Além do artigo da profa.Sayonara Pereira citado na postagem anterior, indicamos  a leitura dos seguintes textos:
 
cap. 4 “O Lamento da Imperatriz um percurso de identidades míticas.” (em "O Lamento da Imperatriz", pp.87-178).

O leitor pode observar -ou não- a  forma de descrição das cenas do filme (pp.99-156), dependendo do intesse de cada projeto de pesquisa. É recomendável a todos a análise crítica do filme (pp.157-178). Destaco o uso do conceito de cronotopo de Bakhtin, dentre outros aspectos abordados.


Leitura de "Entre a artificialidade e experiência: o gesto re-presentado" (Capítulo 3 de
Ciane , Fernandes. PINA BAUSCH E O WUPPERTAL DANÇA-TEATRO: REPETIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO, pp.51-72).


Aula:

Exibição do filme do espetáculo "Barba-Azul-Escutando uma gravação em fita da ópera de Béla Bartok Ó Castelo de Barba-Azul). Ciane Fernandes nos lembra que este seria o primeiro trabalho de Pina criado com a participação dos dançarinos, citando-o no cap. 2  p.42 e cap. 6, pp.135-138)

Exibição de trechos do filme do espetáculo  "1980, Ein Stuck Von Pina Bausch ", citado por Fernandes no cap.2 (p.42, pp 48-50) e no cap 4 (pp.83-86 e pp.91-92)

Sobre nosso exercício de criação

A proposta de cada um dos participantes pensar a criação de partituras individuais e/ou grupais continua. Cada participante escolhe o papel de atuador e/ou de diretor. Porém, em virtude dos imprevistos, creio que teremos de substituir a intervenção urbana na avenida paulista por uma finalização de curso mais modesta, no ambito do Dep. de Artes Cênicas, garantindo o seu registro em vídeo.

Desta forma, proponho aos participantes testar os seguintes procedimentos:

1. Vivência: escolher um local espaço da cidade de são paulo, tendo em vista um dos seguintes critérios:

      a)  espaço no qual voce tenha vivido uma experiência significativa;

     b)  local de preferência desconhecido para voce, ou, pelo menos, fora de seu       cotidiano, que permita a observação de comportamentos que lhe são estranhos.  

Permanecer no espaço por um tempo mínimo de 1 hora, observando e/ou interagindo.

2. Workshop: Preparar uma ação (cena individual) a partir da memória das sensações e pensamentos vivenciados no local.

Esse exercicios visam ampliar o leque de propostas de ações e cenas que serão apresentadas na retomada das aulas práticas, no dia 25  de maio.




 






0 comentários:

About Me

Acupuntura Poética
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.